Identidade da Arca

Somos pessoas com e sem deficiência intelectual, que partilhamos a vida em comunidades de fé. As relações recíprocas e a confiança em Deus estão no coração de nossa vida em comum. Reconhecemos o valor único de cada pessoa e a necessidade uns dos outros.

Missão da Arca

Dar a conhecer os dons das pessoas com deficiência intelectual, revelados por meio de relações mútuas transformadoras. Comprometer-nos a trabalhar juntos em nossas culturas em prol de uma sociedade mais humana.

Desenvolver um ambiente comunitário que seja inspirado nos valores centrais de nossa história fundadora e que responda à evolução das necessidades dos nossos membros.

Em nosso mundo tão dividido e ás vezes tão duro, a pessoa com limitação mental
nos ensina o caminho da confiança e da simplicidade, do amor e da unidade.

Jean Vanier

COMO SURGIU A ARCA?

Tudo começou em 1964, na França, quando Jean Vanier, filósofo canadense,  acolheu dois homens com deficiência intelectual que viviam num hospital psiquiátrico. Nasceu então a comunidade da ARCA, que tem como carisma revelar a experiência de vida comunitária com pessoas com que vivem a experiência da deficiência intelectual em todos os continentes, declarando sua opção pelos mais pobres e abandonados.

A Arca cresceu em tradições culturais e religiosas diferentes e hoje são mais de 100 comunidades em vários países.

A ARCA DO BRASIL

No Brasil, o primeiro lar da ARCA foi aberto em junho de 1987, na Vila Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. Depois de 30 anos sendo sinal e presença na Vila Brasilândia, a comunidade se mudou para a Vila Amélia, na região do Horto Florestal. O lar acolhe hoje 9 pessoas que vivem a experiência da deficiência intelectual, 7 assistentes e alguns externos que não vivem em comunidade mas participam das oficinas ocupacionais no período diurno ,onde produzimos vários produtos artesanais como bijuterias, cartões, objetos decorativos, velas, pães, biscoitos e sacos de lixo.

151
Comunidades
37
Países
14
Projetos comunitários

Pessoas que fazem a diferença na Arca!